Perguntas frequentes

Perguntas Frequentes

AINDA COM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

O que é consórcio?

Consórcio é a reunião de pessoas em grupo fechado, com o prazo de duração previamente estabelecido, com o objetivo de aquisição de um determinado bem, através de contribuições mensais proporcionais a todos os participantes.

O que é Taxa de Administração?

É a remuneração da administradora pela formação, organização e administração dos grupos de consórcio.

O que é Fundo de Reserva?

É uma reserva de recursos que cada grupo obtém através do pagamento de um percentual mensal já incluso na sua prestação mensal. O fundo de reserva é formado pelos recursos destinados à sua formação e provenientes dos rendimentos da aplicação financeira.

Como pode ser utilizado o Fundo de Reserva?

O Fundo de Reserva pode ser utilizado de várias formas. Veja:
Completar uma eventual falta de saldo do fundo comum para que seja contemplado pelo menos um bem na assembléia.
Cobertura de diferença de parcela em virtude do aumento do preço do bem.
Contemplação por sorteio de um crédito, quando o saldo do fundo de reserva for superior a duas vezes o valor do maior crédito do grupo.
Cobertura de devolução aos desistentes e excluídos.
Devolução aos consorciados do saldo existente no término das operações do grupo.

Quando é feito a devolução do fundo de reserva?

Após 120 dias do encerramento do grupo, sendo que esta devolução será mediante ao saldo disponível do mesmo, a ser rateado entre os consorciados.

O que é contemplação?

É a atribuição ao consorciado do direito de utilizar o crédito, equivalente ao valor do bem objeto caracterizado em contrato vigente na data da assembleia geral ordinária.

Quais as formas de contemplação?

Sorteio – Mensalmente, em dia e hora determinados, será realizado através de esferas numeradas correspondentes aos consorciados, devidamente em dia com suas prestações mensais, colocadas em um globo, com o interior visível onde sairá a esfera correspondente ao contemplado do mês (quinta esfera que sai do globo).
Lance livre – Somente poderá ocorrer depois da contemplação por sorteio ou se este não for realizado por insuficiência de saldo, onde o maior percentual ofertado será contemplado.
Lance fixo: Somente poderá ocorrer depois da contemplação por lance livre, onde é ofertado um percentual pré determinado na formação do grupo por intermédio da assembleia geral ordinária. O mesmo é condicionado ao saldo do grupo.

Como poderão ser ofertados os lances?

Os lances deverão ser ofertados em percentuais do valor do bem ou serviço ou cotas de consórcio, conforme opção ou deliberação constante da respectiva ata da assembleia de constituição do grupo sobre a categoria, ou seja, acrescido da taxa de administração, fundo reserva, se previsto a cobrança de seguro de vida se o consorciado não se manifestar de forma contrária. Os lances podem ser ofertados na própria administradora, por telefone, site, web atendimento,email ou no ato da realização da assembleia.

Como são calculados os lances?

São calculados sobre o valor da categoria , que é o valor da carta de crédito mais as taxas. Calcula-se o valor em reais a ser ofertado, divide pelo valor da categoria e multiplica-se por cem, o resultado sai em percentual a ser ofertado.

Menores de 18 podem fazer consórcio?

Qualquer pessoa pode adquirir um consórcio, porem para menos de 18 anos , deverá apresentar assinatura do responsável no contrato de adesão.